O salmista e rei Davi disse em sua oração: “Busquei ao Senhor e Ele me respondeu: livrou-me de todos os meus temores” (Salmo 34:4).
Eu gosto muito desse verso, e tenho falado e meditado bastante sobre ele. Esse verso exprime duas ações: primeiro, do homem para com Deus e, depois, de Deus para com o homem. O rei Davi mostra como Deus responde as nossas orações, ensina o segredo da vida e dá a solução de todos os nossos problemas e dificuldades.
Amigo leitor, tudo depende de cada um de nós: O que eu preciso depende de mim e o que você precisa depende de você. Veja o que disse o salmista: “Busquei ao Senhor...” Primeiro, houve uma ação por parte do homem, e a resposta para essa ação foi: “... e Ele me respondeu: e livrou-me de todos os meus temores”. Se as pessoas tivessem a consciência dessa verdade, e começassem a buscar ao Senhor, como este mundo seria diferente!
Deus é suficientemente grande e poderoso para acolher e atender a todos instantaneamente, para solucionar os problemas, iluminar os caminhos e abrir todas as portas, para fazer possível o impossível!
Entretanto, Deus o Criador, fica esperando que nós, seres humanos, venhamos a buscá-lo e invocá-lo para que, então, Ele possa nos atender! Mas enquanto não buscarmos, Ele não pode fazer nada por nós. Por quê? Porque simplesmente Ele jamais vai ultrapassar Suas próprias leis, e quando nos criou, deu-nos livre arbítrio, isto é, liberdade de fazer as nossas próprias escolhas. Porém, se nós escolhermos os deuses de pau, de pedra e de metal, que os homens fazem com suas próprias mãos, então, o que Deus pode fazer por nós? Se fizermos a opção de buscarmos solução nos deuses criados pela própria criatura, como Ele pode atender ao nosso clamor, se nos deu o direito de escolher, e não pode transgredir a Sua própria lei, impondo nos a Sua vontade?
Não, Ele fica esperando que nós O busquemos. Por exemplo: Quantos pais vivem a chorar e a gemer, porque o filho é viciado em tóxicos e vive perdido, pelos cantos da cidade, injetando drogas nas veias e os pais não podem fazer nada por ele. Gostariam de ajudar, mas não podem, porque o filho é adulto e não quer ouvir os pais, estes não podem fazer nada, pois o filho quer fazer o que bem entende com sua vida, e por isso não quer dar satisfações à mãe ou ao pai.
Mas, quando, depois de sofrer muito, pede ajuda ao pai e à mãe, então eles podem ajudar, dar conselhos, buscar uma saída para aquele filho. Assim também é com Deus. Ele fica esperando que os seus filhos, as suas criaturas, se voltem para Ele, para que, então, Ele possa responde, atender e ajudar. Por isso, Davi disse “Busquei ao Senhor e Ele me respondeu: e livrou-me de todos os meus temores”.
Amigo leitor, tudo depende de você. Basta que você busque ao Senhor, e Ele vai livrá-lo de todos os seus temores! E aqueles que nEle confiam jamais serão envergonhados!
Que Deus o abençoe abundantemente!
Bispo Macedo